sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O passo a passo para um resultado eficaz


Para que o professor obtenha um resultado eficaz em sala de aula, se faz necessária a utilização destes 4 passos que seguem.




Em cada uma das atividades propostas pela LEGO® ZOOM se busca desenvolver habilidades nos alunos. Portanto, o processo de avaliação é contínuo e cumulativo, considerando não apenas o resultado, mas as etapas de desenvolvimento da atividade e o trabalho em equipe para se chegar a esse resultado.

Os temas da LEGO® ZOOM foram desenvolvidos baseados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, os PCNs.

A coletânea de Revistas LEGO® ZOOM é utilizada como material paradidático, servindo de apoio às aulas no momento de utilização do recurso tecnológico da LEGO®.
É composta de 8 revistas no ano para cada série.

Esta fase estabelece uma conexão dos conhecimentos prévios dos alunos com os novos e insere uma atividade relacionada com o mundo real. No exemplo da revista abaixo temos uma história em quadrinhos sobre um jogo de basquetebol que mostra a importância do trabalho em equipe.

Depois da leitura eles estarão estimulados a estabelecer uma comunicação e lembrarão em que oportunidade aconteceu algo parecido, logo realizarão um teste de informações obtidas, e iniciarão uma atividade onde irão construir uma catraca para contar a quantidade de pessoas que ingressaram no ginásio de esportes.



Na fase de construção eles farão montagens relacionadas com o mundo real, baseadas em um modelo passo-a-passo ou numa situação-problema sem plano de montagem, ocorrendo nesse momento uma interação entre mente e mãos, produzindo assim um conhecimento significativo em suas mentes.
“ Mãos à obra! Vamos construir a nossa catraca!”
No processo de construção, eles desenvolvem sua criatividade, sociabilização, responsabilidade, fazendo uso da informação e da tecnologia.



Esta fase leva o estudante a pensar sobre como funcionam suas montagens, experimentando, observando, analisando e corrigindo possíveis erros, validando assim o projeto. Com a mediação do professor, essa etapa é enriquecida quando os alunos são questionados sobre o funcionamento do projeto, levando-os a pensar e investigar.
“ Quantas pessoas passam na catraca quando ela dá 3 voltas completas?”
A surpresa é grande quando os alunos descobrem como a Matemática fica divertida no funcionamento da catraca.


A fase continuar está baseada no desejo natural do ser humano de conhecer mais.
É proposta uma nova situação-problema para desafiá-los ainda mais.
Por exemplo:
O nosso ponteiro amarelo na catraca conta apenas 4 pessoas. Como podemos modificar a montagem para contar 12 pessoas?
Nessa etapa eles precisam modificar seus projetos, sendo flexíveis à mudança e se adaptando à nova situação proposta para solucionar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário