A coletânea de Revistas LEGO® ZOOM é utilizada como material paradidático, servindo de apoio às aulas no momento de utilização do recurso tecnológico da LEGO®. É composta de 8 revistas no ano para cada série. | Esta fase estabelece uma conexão dos conhecimentos prévios dos alunos com os novos e insere uma atividade relacionada com o mundo real. No exemplo da revista abaixo temos uma história em quadrinhos sobre um jogo de basquetebol que mostra a importância do trabalho em equipe.
Depois da leitura eles estarão estimulados a estabelecer uma comunicação e lembrarão em que oportunidade aconteceu algo parecido, logo realizarão um teste de informações obtidas, e iniciarão uma atividade onde irão construir uma catraca para contar a quantidade de pessoas que ingressaram no ginásio de esportes. |
| Na fase de construção eles farão montagens relacionadas com o mundo real, baseadas em um modelo passo-a-passo ou numa situação-problema sem plano de montagem, ocorrendo nesse momento uma interação entre mente e mãos, produzindo assim um conhecimento significativo em suas mentes. “ Mãos à obra! Vamos construir a nossa catraca!” No processo de construção, eles desenvolvem sua criatividade, sociabilização, responsabilidade, fazendo uso da informação e da tecnologia. |
| Esta fase leva o estudante a pensar sobre como funcionam suas montagens, experimentando, observando, analisando e corrigindo possíveis erros, validando assim o projeto. Com a mediação do professor, essa etapa é enriquecida quando os alunos são questionados sobre o funcionamento do projeto, levando-os a pensar e investigar. “ Quantas pessoas passam na catraca quando ela dá 3 voltas completas?” A surpresa é grande quando os alunos descobrem como a Matemática fica divertida no funcionamento da catraca. |
| A fase continuar está baseada no desejo natural do ser humano de conhecer mais. É proposta uma nova situação-problema para desafiá-los ainda mais. Por exemplo: O nosso ponteiro amarelo na catraca conta apenas 4 pessoas. Como podemos modificar a montagem para contar 12 pessoas? Nessa etapa eles precisam modificar seus projetos, sendo flexíveis à mudança e se adaptando à nova situação proposta para solucionar o problema. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário